quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Resposta do desafio e 2ª parte!!

Olá galerinha!!
Gostei de ver o envolvimento com o desafio do Hotel!!! Aí vai a explicação!!! (Mateus e Giovanni, vcs estavam corretos!!! PArabéns a todos que pensaram no problema!!)
Veja a explicação (para quem ainda não leu em comentários).
Se fosse um hotel comum, um hotel finito não haveria jeito. No hotel infinito basta pedir a cada hóspede o favor de se mudar para o quarto ao lado: os hóspedes do quarto 1 passam para o quarto 2, os do 2 passam para o quarto 3 e assim por diante. O quarto 1 fica vago para receber casal recém chegado. Incrível, não?
Esta questão, conhecida como Paradoxo do Hotel de Hilbert, foi bolada pelo alemão David Hilbert que viveu entre 1862 e 1943 e foi um dos grandes matemáticos de todos os tempos.

2ª Parte do Desafio!!!
Agora responda você: e se chegasse no Hotel de Hilbert (já lotado) o ônibus infinito de uma excursão Hilbertiana, trazendo infinitos novos hóspedes? Será que você conseguiria acomodá-los todos sem desalojar os que já estão no hotel?


Isso aí!!!
Os desafios desta semana já foram resolvidos!! A resposta está em comentários e também no link abaixo.
Parabéns e obrigada a todos!!


Se quiser ver a resolução no site onde encontrei este problema, clique aqui.

7 comentários:

  1. Mais fácil ainda professora, cada um pularia o dobro de seu quarto, o hóspede do quarto 1 ia para o 2, o do quarto 2 ia para o 4, o do quarto 3 ia para o 6, ou seja, sobrariam infinitos quartos ímpares, onde caberiam todas essas infinitas pessoas!!!!

    ResponderExcluir
  2. EAHEUHAEUHEHAEUHEAUHAEUEHAUAEHUAEHEAUHAEUH Esse Giovanni é uma figura ;D

    ResponderExcluir
  3. Creio que o Gi esteja certo,meu cérebro não serve para pensar muito rápido! ;p

    ResponderExcluir
  4. UAHSUASHUSHUSAH concordo com o Gi, ou senão é a mesma ideia da 1º parte!

    ResponderExcluir
  5. Eu mal entendo o que o desafio está querendo dizer e essas pessoas já vem com a resposta .. UWAHSAUHSAU

    ResponderExcluir
  6. Ah...acho que os hóspedes nao ficariam satisfeitos com esse hotel, pois a cada vez que chegasse um novo hospede, teria de trocar de quarto.
    Seria mais facil alocar o hospede de numero "infinito + 1" no quarto de numero "infinito + 1"..hehe...se dá pra passar o hospedes existentes para um proximo quarto é que existem novos quartos, além dos "infinito" quartos.
    Hahaha...adorei o blog...

    ResponderExcluir
  7. Leri diz:
    Assim professora, se vc tem infinitos quartos e o onibus infinito chegasse com infinitos passageiros, não haveria diferença pois infinito preenche infinito logo o unico problema é uqe nunca ninguem pararia no quarto , o que podria ser feito para não haver u,ma troca infinita seria pegar o ultimo quarto ocupado e aprtir dele distribuir os infnitos hospedes.. acho qu ta meio confuso depsi vejo se explico melhor rsrsrs .

    ResponderExcluir