sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia da matemática

       "Parabéns pra você, nesta data querida.... "
       Pois é, galerinha, hoje é o Dia da Matemática, comemorado desde 1995, quando a Câmara Municipal da cidade de São Paulo e a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro criaram o Dia em homenagem ao centenário de nascimento de Malba Tahan.
        Malba Tahan é o pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, nascido em 06/05/1895 no Rio de Janeiro, viveu em Queluz e morreu no Recife em 17/05/1974. Professor Emérito da Faculdade Nacional de Arquitetura, do Instituto de Educação do Distrito Federal e docente por concurso do Colégio D. Pedro II.
       Publicou ao longo de sua vida cerca de 120 livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura infanto-juvenil, atingindo tiragem de mais de 2 milhões de exemplares. Seu primeiro livro - Contos de Malba Tahan - foi publicado em 1925.
        Sua obra mais popular, O Homem que Calculava (mais de 40 edições) conta a história de um árabe que em suas andanças pelo deserto usa a matemática para resolver problemas característicos da cultura árabe. Foi premiada pela Academia Brasileira de Letras quando de sua 25ª edição em 1972. Traduzida para vários idiomas, foi editada nos últimos 5 anos na Espanha, EUA e Alemanha. Sua vida e obra foi objeto de recente matéria na conceituada revista Science (EUA, set. 93).
       Sua importância na história da literatura e da educação brasileira é incontestável tendo sido lido, aclamado e reconhecido por gerações inteiras durante os últimos 70 anos. Em 1952, o presidente da República publicou um decreto oficial que permitiu ao cidadão Júlio César de Mello e Souza o uso legal do pseudônimo Malba Tahan.


Informações retiradas de : http://www.matematicahoje.com.br/telas/cultura/historia/educadores.asp?aux=A


Agradecimentos especiais ao prof Fernando Nishimura, que me contou a respeito desta data!

reflexão retirada de: http://fernandoloppes.blogspot.com/2011/04/reflexao-malba-tahan.html

Para quem ler um pouco mais...

2 comentários:

  1. Obrigado Sr. Nishimura! Obrigado Sra. Helen Milene por lembrar desta data. Parabéns a senhora que passa a matemática "que é linda" (eu não acho tanto assim) a várias gerações. Boa sorte, Adeus!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Hernandes!! Obrigada por estar sempre presente aqui no blog!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir